Macros de contexto para interfaces de rede

porFlavio Pinto

Macros de contexto para interfaces de rede

Quem já usa os templates de forma padrão do Zabbix, sabe que os LLDs fazem a coleta de partições, unidades de rede e para hosts windows os serviços. Então isso não é nenhuma novidade!

Mas, vejamos esse cenário. Você tem um ativo de rede e nele estão conectados links de internet ou conexões que precisam de monitoria de throughput. Como você faria para definir esses throughputs individualmente? O template padrão trás o cenário abaixo que é o formato que chamamos chumbado, de forma fixa. Para expandirmos isso, basta substituir esse valor por uma macro e colocá-la no template, correto? Isso já irá ajudar, certo? Mas e se você precisar definir um throughput para cada interface?

A saída para isso é usar macros de contexto.

{Template Module Interfaces SNMPv2:net.if.in.errors[ifInErrors.{#SNMPINDEX}].avg(5m)}>{$IF_ERRORS_WARN:”{#IFNAME}”} or {Template Module Interfaces SNMPv2:net.if.out.errors[ifOutErrors.{#SNMPINDEX}].avg(5m)}>{$IF_ERRORS_WARN:”{#IFNAME}”}

Em negrito está a MACRO que já vêm por padrão no template Interfaces e em negrito e itálico o contexto da macro para que no momento que ele fizer o discovery, adicionar as interfaces de rede de forma que você consiga fazer o que aparece abaixo.

{HOST:net.if.in.errors[ifInErrors.3].avg(5m)}>{$IF_ERRORS_WARN:”eth1″} or {HOST:net.if.out.errors[ifOutErrors.3].avg(5m)}>{$IF_ERRORS_WARN:”eth1″}

Dessa forma, você poderá definir valores específicos para cada interface de rede do seu switch ou do seu firewall.

A documentação para esse recurso está logo abaixo e por mais que seja explicada, pouquíssimas pessoas utilizam. Vale a pena!

https://www.zabbix.com/documentation/3.4/pt/manual/discovery/low_level_discovery#creating_custom_lld_rules

Sobre o Autor

Flavio Pinto author

Especialista Zabbix, entusiasta de open source, apaixonado por tecnologia com 22 anos na área de TI.

Deixe uma resposta